Durante a Sessão Ordinária dessa quarta-feira (16/08), alguns vereadores manifestaram apoio e pedidos a gestão municipal para a questão do transporte para alunos universitários, que estudam em especial Campina Grande.
O primeiro a pronuncia-se foi o vereador Javâ Papezim( Republicanos), relatou que houveram pedidos por parte de pais de alunos em relação ao transporte. “Quero pedir a gestão que veja e escutem os alunos. Pois, segundo alguns pais o transporte dos alunos de Campina Grande, é realizado a cada quinze dias. Sabemos, que nem todos tem a condição de ficar 15 dias em Campina”, contou Javã.
Já o vereador Naldo (PL), destacou que Patos-PB têm muitos estudantes de Livramento, a qual fica há 80km do município.
“Recentemente, fui procurado por alguns pais de estudantes que estão em Patos, que mim relataram as necessidades de manter as despesas com o estudante. E por que não sonhar com um carro, a disposição dos estudantes de Livramento pra cidade de Patos? Muitas cidades próximas de Livramento têm carros que fazem esse transporte de alunos para cidade de Patos. A exemplo: Desterro, Teixeira e Itapetim-PE. é importante ver essa viabilidade”, cobrou Naldo.
O vereador Junior de Durval(PL), lembrou que essa pauta abordada sobre o transporte de alunos universitários já tinha sido a tema de outras sessões.
“Esse pedido dos familiares dos alunos que estudam em outros municípios, foi um pedido coletivo. O qual temos estudantes na cidades de Campina Grande, Patos e Sumé. De forma especifica, os estudantes de Campina Grande, foi firmado um acordo entre estudantes e familiares, para que esse transporte fosse a cada 15 dias. Se é um novo pedido que var de forma semanal, a gente estar aqui pra dialogarmos com a gestão municipal, tal vezes esse pedido for de forma unanime pelos estudantes, possamos pleitear essa oportunidade deles estarem indo e vindo toda semana”, prontificou Junior.
Usando a palavra durante o período regimental o presidente Halley (PL), destacou a dificuldade enfrentada por alguns estudantes, que muitas vezes dividem aluguel com várias pessoas para manter-se estudando.
“Realmente seria uma maneira mais justa, ter como direito do estudante um ônibus escolar ou uma van com um custo menor, disponibilizado pela gestão junto as famílias. Já que não existe uma bolsa de incentivo ao aluno universitário, pelo menos o transporte. Alguns, colegas tem condições de pagar um aluguel para o filho estudar, mas, nem toda família tem. Se a gente, não se passar para esse lado, vamos ver que o tempo estar passando, e tem pessoas que tem um sonho a concretizar, que fazer uma faculdade. Muitos passaram no ENEM, mas, não tem condições de pagar o aluguel”, ressaltou o presidente Halley, refletindo sobre a situação de muitos alunos.
Para saber sobre esse debate e outros temas abordados, acessem nossas rede e canais. Acompanhe toda sessão no link abaixo:
ASCOM/CML