A Sessão Ordinária desta terça-feira (18/04), na Câmara Municipal de Livramento foi marcada pela participação dos vereadores no uso da Tribuna durante o Segundo Expediente.

Usando o espaço de quinze minutos o vereador Junior de Durval (PL), iniciou falando sobre a problemática da violência contra as escolas, frisou que poder ser compreendido por Fake News.

“A gente entende que por traz de uma ameaça que seja Fake News, mas, por traz existe uma pessoa física. Também sabemos que esses atos eles não se configuram tão só mente por Fake News. São casos verídicos.  Em nosso município esperamos que não aconteça, mas, não podemos encruzar os braços e fingir que nada estar acontecendo”, alertou o parlamentar Junior.

O vereador ainda informou que a Secretária Municipal de Educação, fará na próxima quinta-feira dia 20 de abril, uma Caminhada do Bem.

Já o vereador Flávio Leite (União Brasil), usou o espaço para reforçar a preocupação com os ataques nas escolas e destacou que mais segurança dever ser implementada.

“O importante que o Governo municipal e os órgãos competentes, venham dando esse suporte, mas, defendemos que medidas com mais segurança sejam implementadas, mas, é uma questão preliminar: que não acontece da noite pro dia. O importante é que medidas sejam continuas, para uma segurança maior”, cobrou o vereador.

O vereador Javã Papezim (Republicanos), ressaltou que fez um vídeo parabenizando a ação do vereador Naldo pela apresentação do Requerimento pedindo câmeras para monitoramento nas escolas e a utilização da Guarda Municipal.

“Englobei que tem que ter um técnico, fazendo o monitoramento em uma central de inteligência. E não só as câmeras. E relação a guarda municipal, ela estar pra servi. Conversei com alguns guardas e eles disseram que estão prontos para agir”, disse Javã.

Durante a sessão o presidente Halley deu uso da palavra ao Comandante da Guarda Municipal, João Paulo, o qual informou que a guarda adquiriu um veículo advindo de doação da Câmara Municipal e  o início da Patrulha Escolar.

“Diante desse serviço procuramos saber todas as problemáticas que temos no local. A escola é um eco de sistema social, aonde todos os problemas vivenciam e onde tudo acontece”, ressaltou o comandante.

Usando a palavra o vereador Cenildo (PL), parabenizou a Guarda Municipal, e disse que a sociedade fala que os vereadores não fazem nada, mas, somos os primeiros a ser procurados.

“A mesma questão acontece com vocês. Eu tenho escutado que a guarda não faz nada, só faz dormi. Mas, se acontece alguma coisa na cidade são os primeiros a ser chamados. Hoje, em nosso município quem faz a segurança é a Guarda Municipal”, parabenizou Cenildo.

O vereador Naldo (PL) agradeceu pelo espaço e destacou o tema municipalização da segurança pública. “Acredito muito nesse critério. Isso é uma questão futura”, concordou o vereador com o Comandante.

O vereador presidente Halley, agradeceu ao Comandante da Guarda pelos esclarecimentos e preocupação com a segurança pública. E frisou a doação do veículo.

“Quero dizer que eles são guerreiros, que diariamente presam pela integridade física e moral do município. Aonde pouco é reconhecida, dizer a todos que sintam-se abraçados pela Câmara Municipal. Essa doação do veiculo ainda foi pouco, precisamos que o governo municipal der mais condições de trabalho a vocês. Em relação a Policia Militar, o município é esquecido. Eu sou prova viva, que ouvir relatos, da Polícia Militar dentro do município, quer querem tirar a responsabilidade deles e colocar pra cima da guarda. Eu presencie aqui”, contou o presidente.

Em relação aos funcionários públicos o presidente disse caso o trabalhador não esteja satisfeito com o salário em a carga horaria de trabalho, que procure os órgãos competentes para resolver.

“No caso da PM, relataram que o prefeito não dar condições. Não é responsabilidade do município dar condições de salário. Salário é com o Governo do Estado, reivindiquem diárias com o Estado. O município já arca com a estadia dos policiais. Que muitas vezes ficam dentro de uma casa de apoio”, completou Halley.

Para saber mais sobre esse assunto, você acessa o link e acompanhe toda a sessão.