Com uma assembleia de quase cem sócios aptos a votar, a diretoria da Associação Comunitária dos Agricultores Oseas Cassimiro de Araújo, realizou no último sábado 27 de maio, sua reunião mensal com os associados no grupo escolar da Comunidade Boqueirão. A reunião, foi dividida em dois expedientes: o primeiro para mudanças e aprovação do novo Estatuto, a segunda parte dedicada a temas livres, entre eles o agradecimento aos Poderes Executivo e Legislativo por terem tornado a associação uma Entidade de Utilidade Pública.

Durante o segundo expediente, o presidente da associação Damião Cassimiro, facultou a palavra aos presentes convidados. Na oportunidade o jornalista Marcos Lima, destacou o Oficio encaminhado pela associação ao deputado federal Luiz Couto, o qual pede ao parlamentar maquinas agrícolas de pequeno porte.

“Agradecemos ao companheiro Marcos Lima, que não aparece, mais muito têm ajudado nossa associação. Com ideias e elaboração de documentos”, disse Damião.

O presidente Damião citou o empenho do vereador Halley, por apresentar o Projeto de Lei, o qual foi aprovado e sancionado pelo prefeito Nananda. “Agradeço a todos os vereadores, por terem votado no PL. Também, agradecemos ao senhor prefeito, por sancionar o projeto tonando-se lei”, obrigado a todos reforçou os agradecimentos.

Convidado a usar da palavra o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Halley (PL), agradeceu o reconhecimento da entidade e pegou todos de surpresa ao pedir ao prefeito Nananda o prédio municipal para ser a sede oficial da associação.

“Se for possível senhor prefeito, em nome do presidente Damião pedir esse prédio para ser a sede oficial da associação. Documentado. O município fazendo essa doação, a associação terá mais autonomia, tendo em vista, a organização da entidade. Pra mim, é mais um sonho realizado, o qual vai ficar marcado na minha história e na sua”, disse o vereador Halley diante do prefeito.

Após, a fala do vereador o prefeito Nananda autorizou diante da assembleia a doação do prédio do município, para a Associação Oseas Cassimiro de Araújo.

“Quem sou eu para dizer não…É uma vontade sua Halley, dos vereadores, do presidente e principalmente, uma vontade de cada um de vocês. Vamos preparar sim o termo de doação, com aval da Câmara, vamos caminhar juntos. Será mais proveitoso doar a associação, você ver cuidado e o zelo pelo patrimônio nosso”, reforçou o prefeito anunciando a doação do prédio para a associação.

Além do prefeito e o presidente da Câmara, participaram os vereadores Cenildo e Cassiano Vilar, o secretário de Agricultura, Gabriel Montenegro e a secretária Ação Social, Janaina Michele.

Lei Municipal Nº 569/2023

O vereador/presidente Alzenhalley das Neves (PL), foi o autor do Projeto de Lei 001/2023, apresentado na Sessão Ordinária do dia 28 de fevereiro de 2023. O qual foi aprovado por unanimidade, pelos vereadores.

No mês de março o prefeito Nananda Barbosa, sancionou e publicou Lei Nº 569/2023, tornando-se a Associação Comunitária dos Agricultores Oseas Cassimiro de Araújo, de Utilidade Pública Municipal.

Atualmente a associação conta com 180 associados. Atendendo as comunidades: Boqueirão, Gloria, Cachoeira, Passagem Limpa e Batalha.

Uma vida dedicada a Comunidade

Em 1986, o proprietário Oseas Cassimiro doou uma parte de terra na Comunidade Boqueirão, para a gestão da então prefeita Mariinha Almeida construir uma escola. A qual recebeu o nome Escola Amélia Maria da Conceição, para homenagear a mãe do doador.

Durante sua vida pública, Oseas ocupou o cargo de vereador por dois mandatos. O segundo, encerrado em 1992.  Já em 1996, Oseas funda a Associação do Boqueirão, no intuito de conseguir um projeto de iluminação rural.

Oseas Cassimiro de Araújo, faleceu aos 84 anos de idade, no dia 08 setembro de 2017.

Sobre a doação segue vídeo:

ASCOM/CML – Imagens – Matéria – Marcos Lima